You are currently viewing Novo Centro Multiprofissional do HC recebe um milhão em repasses da MEGAMANIA

Novo Centro Multiprofissional do HC recebe um milhão em repasses da MEGAMANIA

Espaço do Hospital de Clínicas será exclusivo para tratamento de sequelas pós-covid-19

Médicos, enfermeiros, nutricionistas, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, fonoaudiólogos, psiquiatras, psicólogos, nutricionistas e fisioterapeutas. Este é o grupo de profissionais que irá fazer parte do novo Centro Multiprofissional do Hospital de Clínicas (HC) voltado ao tratamento de pacientes com sequelas da Covid-19 em diferentes níveis de gravidade.

Os serviços ofertados no centro serão inéditos, viabilizados com recursos da Megamania e também por arrecadação de campanha da Associação de Amigos do HC. Atualmente, o hospital já realiza esse tipo de tratamento a pacientes que desenvolveram algum tipo de sequela, porém a ideia é levar todos os atendimentos para um só lugar e atender o paciente de maneira integral, com maior tecnologia.

Imóvel que será o novo Centro Avançado de Atenção a pacientes com sequelas da Covid-19. | Foto: Assessoria Amigos do HC.

O centro terá atuação em três diferentes frentes:

  • Sequelas da covid no organismo: problemas cardíacos, neurológicos, perda de olfato e paladar;
  • Sequelas do tratamento hospitalar: perda de massa muscular, úlceras;
  • Sequelas psicológicas: depressão, síndrome do pânico ou choques pós-traumáticos.

A previsão é que o imóvel seja entregue até o fim deste ano e possa atender uma média de 500 pacientes, levando todos os tratamentos para um só lugar. De acordo com a Superintendente do HC, Claudete Reggiani, a Secretaria de Saúde do Paraná (Sesa) está ciente da abertura desse novo centro e a previsão é que os atendimentos não fiquem restritos apenas a pacientes que já fizeram tratamento no hospital em questão.

A Megamania fez o repasse de 1 milhão de reais, que será utilizado em até 2 anos com o aluguel do imóvel e outras despesas do centro. Este aporte foi feito por meio da Associação de Amigos do HC, que, em parceria com o Hospital de Clínicas, define quais projetos serão priorizados.

O espaço servirá também como um espaço de estudos sobre as sequelas do coronavírus. O Paraná já contabiliza mais de 90 mil pessoas com alguma sequela devido a complicações. Uma a cada dez pessoas apresenta problemas de saúde persistentes após contrair o coronavírus, de acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Ao comprar sua Megamania e ceder o direito de resgate, você está colaborando com a Associação de Amigos do HC e, também, melhorias no maior hospital público do estado.